Este item foi adicionado ao seu carrinho.

Estratégia

Como descobrir se o meu projeto é viável?

Quando pensando em criar um novo negócio, um novo produto ou até investir em melhorias para um negócio existente, muitas ideias que temos podem parecer ser ótimas oportunidades.

O entusiasmo em realizar um novo projeto e obter sucesso é importante, porém, também devemos saber analisar e planejar corretamente as principais estruturas que demonstrem que a ideia pode realmente dar certo.

Uma das mais importantes análises a ser realizada para validar a viabilidade de um novo projeto é a Análise de Viabilidade Econômica:

O que é

Um estudo de viabilidade econômica é uma análise que tem por objetivo demonstrar, através de indicadores econômicos a viabilidade de um projeto. As principais perguntas que esta análise busca responder são:

Qual o investimento necessário para o projeto?
Qual o fluxo de caixa livre gerado pelo projeto (lucro)?
Em quanto tempo o projeto se pagará?
O retorno do investimento é interessante?

Responder estas perguntas é fundamental para validar se o projeto é viável economicamente ou não. As informações necessárias para responder estas perguntas estão no detalhamento do seu investimento, das suas estruturas de custo e na realização de estimativas ganhos e ou de receitas.

O que preciso saber para realizar um estudo de viabilidade econômica?

  • Defina o Escopo

O primeiro passo para realizar um estudo de viabilidade de um projeto é definir o seu escopo. Para definir o escopo, você deverá listar todo o trabalho que seu projeto inclui.

Com esta definição você conseguirá obter as demais informações necessárias para esta análise.

  • Estime os Investimentos

Com a definição do escopo realizada, podemos definir o montante de recursos financeiros necessários para a estruturação do projeto através de estimativas do investimento.

Com a definição deste montante você poderá analisar quais as opções que você tem para o investimento, seja capital próprio ou de terceiros.

  • Faça o detalhamento de seus Custos

Devemos estimar os custos fixos e os custos variáveis do projeto. Para isto, além de realizar uma pesquisa e cotação com fornecedores, você poderá analisar projetos semelhantes ou contar com a opinião de especialistas para elaborar suas estimativas.

  • Faça uma previsão de ganhos e receitas

Caso seu projeto pretenda realizar melhorias e isto implique em ganhos para seu negócio, você deverá dimensionar o quanto estas melhorias irão significar em termos monetários.

Já para estimação das receita é necessário realizar uma análise e quantificação das entradas do seu projeto, consolidando assim uma previsão de vendas mensais em quantidade de produtos e ou serviços. Também deverá ser feita uma estimativa de preço médio a ser praticado. Um bom começo para realizar esta estimativa é analisar os preços dos concorrentes.

  • Entenda seus Impostos

Você deverá analisar os impostos que incidirão sobre o seu projeto. Para isto você pode realizar uma pesquisa na internet no site de órgãos de referência.

Calcule a Taxa Mínima de Atratividade do Projeto

Como não temos apenas uma opção de investimento possível, precisamos definir um nível de retorno mínimo que esperamos para nossos projetos, com base no retorno que outros tipos de investimentos podem gerar. Para isso precisamos calcular a TMA do projeto.

  • TMA

O cálculo da TMA define a taxa mínima de rentabilidade que se espera para o projeto, ou seja, é o mínimo de rentabilidade que faz o projeto valer a pena do ponto de vista econômico.

Quais os principais indicadores de viabilidade econômica?

Com os dados de investimento, custos, ganhos, receitas e impostos, você poderá realizar as principais análises e mensurar os indicadores de viabilidade econômica do seu projeto:

  • VPL

 O cálculo do Valor Presente Líquido, o VPL, nos mostra qual o retorno do projeto acima da taxa mínima de atratividade e em valores monetários de hoje.

TIR:

O cálculo da Taxa Interna de Retorno, a TIR, calcula a taxa para qual o VPL do projeto é igual a zero, ou seja, o investimento não gera retorno. Esse indicador deve ser utilizado como um auxiliar ao VPL e em comparação com a TMA.

Um valor de TIR acima do valor da TMA significa que o projeto é rentável acima da taxa mínima desejada e irá ter um VPL positivo.

  • Análise de cenários

 Antes de realizarmos um projeto não podemos ter certeza sobre como será a sua execução, dessa forma existe incerteza quanto ao resultado do projeto.

A análise de cenários nos ajuda a entender melhor o comportamento do projeto em diferentes condições.

Criamos o cenário provável, otimista e pessimista, alterando as receitas, investimentos e custos e analisando o resultado do projeto em cada cenário.

  • PAYBACK

 O cálculo do Payback nos mostra em quanto tempo o investimento inicial do projeto será recuperado.

O Payback é um indicador importante para que se avalie a possibilidade de ficar um determinado tempo sem o valor do investimento em caixa.

  • Análise de sensibilidade

A análise de sensibilidade nos ajuda a entender quais as variáveis mais críticas do projeto para que ele se mantenha rentável.

Na Prática:

Para realizar uma análise de viabilidade econômica adequada é importante contar com estimativas bem elaboradas, podendo ser consultada a opinião de especialistas no assunto e segmento para reforçar seu embasamento.

Além disto é importante contar com o ferramental adequado para esta análise, o que resultará em dados e informações mais acertadas sobre a viabilidade do negócio.

A Resultar separou um vídeo de demonstração da sua planilha de viabilidade econômica, onde passamos por todos os passos do estudo de viabilidade econômica:

 

Quer uma planilha profissional para realizar a análise de viabilidade econômica de seus projetos?

viabilidade

Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma experiência? Deixe o seu comentário abaixo!

Comentários