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Estratégia

Como avaliar os pontos fortes e as fraquezas da sua empresa

Forças e as Fraquezas

Você sabe exatamente quais as capacidades distintas que sua empresa possui? Ou quais são os aspectos da sua organização que não possuem bom desempenho ou a tornam frágil diante do mercado? Essa análise situacional da empresa é parte da avaliação do ambiente interno do seu negócio e é ponto chave para posicionamento e criação da estratégia adequada para você.

A análise faz parte de uma ferramenta importante para a análise estratégica que é a matriz SWOT. Ela auxilia o direcionamento da organização, explicitando a situação real do ambiente interno, as forças e fraquezas, relacionando-o com as ameaças e oportunidades do ambiente externo, ou seja, onde há riscos e onde há oportunidades de geração de valor para a organização.

Como Avaliar

Para isso a Resultar preparou algumas 03 dicas de como avaliar o ambiente interno da sua empresa, e onde ela pode ganhar ou perder pontos no mercado competidor que ela está posicionada.

 #1 - O problema da superestima…

Um problema na avaliação de capacidades e forças do seu negócio pode ser a variação nas percepções em relação aos diferenciais da sua organização. Um passado de sucesso e apostas no futuro do seu negócio são vilões das reais percepções de competências. Entre as empresas que fracassaram, muitas acreditavam ter produtos superiores e fidelidade dos clientes. Identificar pontos fracos mostra que a empresa conhece suas fragilidades e deseja minimizá-las.

#2 - Analise suas forças e fraquezas com relação a seus concorrentes

Para uma determinação correta das forças e fraquezas do seu negócio, deve ser dada importância na avaliação das capacidades da organização em comparação às dos concorrentes.

“Posso ser excelente em um determinado aspecto, mas meus concorrentes ainda são melhores do que eu.”

Essa situação mostra como uma capacidade deixa de ser uma força do seu negócio. Ter como base os competidores do mercado que seu negócio está inserido, e acima de tudo explorar as forças identificadas em relação aos concorrentes é o caminho para uma estratégia de sucesso.

#3 - Ouça opiniões especializadas, seus clientes e seus colaboradores

A partir da coleta de opiniões de colaboradores, clientes e especialistas do seu negócio, uma lista de forças e fraquezas percebidas deve ser criada. Essa determinação, além da comparação com concorrentes diretos, é um complemento sobre a real situação do ambiente interno da sua empresa. Para isso deve-se considerar o que eles têm a dizer sobre os produtos e serviços, a imagem da empresa e os processos do negócio.

Para entender de maneira completa sobre como você pode realizar uma Análise SWOT completa em sua empresa, preparamos um vídeo aula que explica detalhadamente a metodologia. Clique aqui para acessar.

Pensando em facilitar a aplicação da Análise SWOT na sua empresa, nós da Resultar desenvolvemos uma planilha para auxiliar neste processo. Para conhecer mais sobre como essa ferramenta pode ajudar a impulsionar a estratégia do seu negócio, clique aqui.

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