Escolha uma Página

Quer saber se o negócio que você quer investir vale a pena? Teste já viabiz e faça seu EVE

Como funciona a Matriz BCG

resultar

12/01/2021

Você já ouviu falar na matriz BCG? E nos quatro itens que compõem seus quadrantes: vacas leiteiras, estrelas, abacaxis e interrogações? Está se perguntando o que, afinal, é tudo isso? Na realidade, essa matriz funciona como uma ferramenta bastante útil para sua empresa. Explicamos melhor abaixo.

O que é

A Matriz BCG, é uma ferramenta de análise que serve para avaliar o portfólio de produtos da sua empresa e tomar decisões em relação a eles. É uma importante ferramenta para análise de portfólio e recebe este nome pois foi criada por Bruce Doolin Henderson, fundador do Boston Consulting Group (BCG). É a matriz BCG que dirá o que manter na carteira de produtos/serviços e o que retirar de lá.

Ela propõe diferentes ênfases de gestão e de estratégia para o portfólio conforme seu posicionamento em relação ao potencial de crescimento do mercado em que o produto ou serviço está inserido e em relação à sua participação relativa no mercado (market share).

Composição

A BCG é composta por dois eixos: de um lado, a taxa de crescimento do mercado; de outro, a participação de seu produto/serviço no mercado. Levando em conta que cada um desses eixos é composto por dois setores, chegamos em um quadrante, no qual podem ser posicionados tais grupos de produtos/serviços:

Vacas leiteiras: Produtos com este perfil podem render grande lucro e não necessitam de muito investimento de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Tais produtos/serviços possuem a capacidade de “autopromoção” devido a sua qualificação e reputação;

Estrelas: rendem grande lucro, porém necessitam de investimento para que vendam bem;

Pontos de interrogação: Necessitam de maior investimento em marketing e vendas. São pontos de interrogação no portfólio, lançamentos e produtos “aposta” das empresas. Usualmente são negócios em mercados altamente atrativos e que a empresa é entrante ou tem pouco share (pouca participação relativa). Ou você ganha participação ou esta competição não irá compensar (investimento versus resultado).;

Abacaxi: São negócios em mercados pouco atrativos e que você tem pouca participação. Se houver perspectivas de um crescimento do mercado, reformule sua estratégia, caso contrário, leve em consideração sair.

exemplo planilha Matriz BCG Resultar

Ficou curioso sobre como aplicar essa matriz em sua empresa? Aqui no nosso site, ofertamos a planilha “Matriz BCG”. Confira aqui!

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *