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Finanças

Ciclo de Caixa: Um fator estratégico para o negócio

O fluxo de caixa é baseado no controle das movimentações financeiras, ou seja, o dinheiro que entra e sai do caixa. Através deste controle do fluxo financeiro podemos obter informações e tomar ações fundamentais para a administração do negócio, que podem ser decisivas para assegurar o equilíbrio das finanças e permitir um crescimento sustentado.

Neste post iremos entender o Comportamento do Fluxo de Caixa e como este entendimento pode ser a base para melhorias e promover uma melhor gestão financeira e atingir melhores resultados para o negócio.

 

O Ciclo de Caixa

O ciclo das atividades de uma empresa se inicia com a aquisição de insumos, que serão empregados na produção dos bens e serviços. O Período de tempo entre esta aquisição até o pagamento do fornecedor é o prazo médio de pagamento. Após a produção dos bens e serviços da empresa, temos então a sua venda. O período entre a venda e o recebimento do cliente é chamado de prazo médio de recebimento.

Ao longo do tempo, temos as movimentações do dinheiro, chamadas de entradas e saídas de caixa. Esses movimentos são ajustados conforme os prazos para o pagamento e recebimento.

Assim ocorrem os períodos de contas a pagar, de estocagem e produção ou de serviço, e o período de contas a receber. O Intervalo de tempo entre as movimentações de entradas e saídas é chamado de ciclo de caixa:

Esta visão nos mostra como o caixa se comporta ao longo do tempo. Ela é importante para entendermos como os vários fatores influenciam o ciclo do caixa da empresa. Um entendimento fundamental é que o quanto menor for este ciclo, menos tempo a empresa necessita de recursos próprios para subsidiar a sua produção e venda.

Muitas empresas tem no desequilíbrio do ciclo de caixa um dos principais motivos pelo qual passam por dificuldades no dia a dia do negócio. Indicativos de um ciclo de caixa desalinhado são:

- Recorrer constantemente a capital de giro em instituições financeiras

- Atrasos nos pagamentos de fornecedores

- Antecipação de títulos de recebimento junto a instituições financeiras

- Altos custos com serviços bancários (parcelamentos, juros e etc.)

- A empresa tem resultado mas nunca tem dinheiro em caixa

 

Um ajuste no ciclo de caixa tem por objetivo adequar e reduzir os intervalos em que a empresa utiliza dos seus recursos para subsidiar as vendas, buscando também que as baixas no caixa tenham o menor custo possível.

 

Ações de Manutenção

As ações de manutenção do ciclo de caixa devem assegurar o equilíbrio financeiro do negócio. Como exemplo de ações podemos citar:

1. Adequação de prazos com fornecedores

Negocie com os fornecedores prazos mais compatíveis a dinâmica de produção de vendas do negócio. Avalie as melhores escolhas entre parcelamentos e pagamento a vista, entendendo o impacto destas para o caixa e para o resultado.

2. Redução do tempo de estocagem

Trabalhar com um menor estoque e com maior giro destes insumos pode diminuir os custos que o estoque representa para o caixa. Faça um dimensionamento dos materiais que tem maior custo e que devem ser gerenciados de perto pelo setor de compras.

Nem sempre será possível ter os prazos de pagamento e recebimento alinhados. É importante dimensionar o tempo do ciclo de caixa seja e definir o provisionamento necessário para assegurar um fôlego financeiro para o caixa.

3. Política comercial

Estabelecer uma política comercial que esteja alinhada com a dinâmica de operação do negócio é muito importante. Buscar recebimentos fracionados, com recebimentos antes ou mais próximos da entrega dos produtos e serviços pode ser uma solução para evitar necessidades de caixa.

Conclusão...

Para assegurarmos que o negócio terá um crescimento sem turbulências, é preciso realizar um controle eficiente do fluxo de caixa, tendo assim informações para tomar as decisões corretas e subir os degraus do crescimento. O ciclo de caixa pode ser um fator estratégico para seu negócio sobreviver no mercado, sendo um elemento importante de ser conservado e ajustado, buscando que seja uma força do seu negócio e que auxilie no atingimento de melhores resultados.

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