Este item foi adicionado ao seu carrinho.

Gestão de Projetos

Plano de ação: como colocar em pratica seu planejamento de ações

Na rotina das tarefas diárias surgem objetivos importantes para o nosso negócio, e qualquer seja esse objetivo, você aumentará sua chance de sucesso se possuir uma estratégia e um plano detalhado que contenha informações que mostrem de que maneira esse objetivo será atingido.

Para montar este plano existem ferramentas já difundidas e que evitarão dor de cabeça, o 5W2h é uma delas. Este plano define o que precisa ser feito (What), por que (Why), por quem será (Who), onde será feito (Where), quando (When), como será realizado (How), e quanto custará no seu orçamento (How Much).

Vamos responder as perguntas propostas pela ferramenta e entender como elas funcionam:


O que será realizado?

Nesta etapa você irá registrar o objetivo traçado de modo claro e específico.


Por que?

Este é o momento que você justificará a escolha da ação definida na etapa anterior. Nesta etapa é importante deixar claro os benefícios da ação.


Quem irá executar?

Aqui ficará definido quem serão os responsáveis pelo cumprimento do objetivo definido inicialmente. Vale saliantar que o mais indicado é a escolha de uma pessoa como líder e responsável pela ação. Isto permitirá a realização de followup do andamento da atividade.


Onde?

Nesta etapa definimos a delimitação das ações através da definição do local ou abrangência da sua realização.


Quando?

Etapa crucial para a montagem do plano, ela definirá o prazo para a execução das atividades. É importante ser claro, definindo o prazo para início e fim das atividades.

 

Como será executado?

Este é o momento que você ou sua equipe irão determinar a maneira como será obtida o objetivo proposto na etapa anterior. É importante detalhar ao máximo as atividades da sua ação para que não fiquem dúvidas sobre como será a sua realização.


Quanto custará?

Qualquer ação tomada exige a avaliação do custo benefício para o negócio. Nesta etapa será definido qual o investimento para cumprir a tarefa proposta.
 

Veja um exemplo!

Em uma equipe de vendas objetiva-se expandir a área de representação de determinado produto. Para isso, ficou definido as seguintes ações:

 


Simples não é? Agora você já pode começar a montar os planos de ação para os objetivos do seu negócio.

 

Quer mais conteúdo sobre gestão, ou uma planilha profissional para planejar suas ações? Acesse aqui!


Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma experiência? Deixe o seu comentário abaixo!

Comentários